Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Empresa que oferece mesmo que gratuitamente estacionamento para clientes e/ou funcionários fica responsável pela guarda do veículo

Empresa que oferece mesmo que gratuitamente estacionamento para clientes e/ou funcionários fica responsável pela guarda do veículo.

Publicado por IVO ADVOCACIA
há 9 anos

Tribunal de justiça de São Paulo reafirma entendimento de que se a empresa oferece estacionamento para clientes e funcionários fica responsável pela guarda dos veículos, sendo que em caso de furto ou roubo a empresa será responsabilizada.

Com efeito, no caso em destaque o veículo segurado foi furtado no estacionamento da requerida. No local estacionam veículos de funcionários e de terceiros. O estacionamento é murado e possui portão de acesso controlado por meio de funcionários da requerida embora à distância nota-se, assim, que o estacionamento é colocado a disposição dos funcionários e de terceiros e a sua utilização é fiscalizada pela requerida responsável pela segurança dos que o utilizam e dos veículos ali estacionados.

Importante salientar que o egrégio superior tribunal de justiça já consolidou esse entendimento através da súmula nº 130:

"a empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorrido em seu estabelecimento".

Ementa da decisão:

Apelação ação de ressarcimento de danos por ato ilícito- subrogação furto de veículo de funcionário da ré, ocorrido nas dependências de estacionamento do estabelecimento comercial sentença de improcedência inconformismo oferecimento de estacionamento pelo estabelecimento, seja a exploração direta ou indireta, não vinculado exclusivamente a ele, a título gratuito ou oneroso, não afasta a sua legitimidade para responder por danos causados em áreas de sua dependência - seguradora que se sub-rogou nos direitos do segurado, vítima do furto valor a ser ressarcido, entretanto, que deve corresponder àquele efetivamente pago ao segurado, r$ 18.312,00, atualizado segundo os índices da tabela prática do tribunal de justiça, desde o desembolso, e acrescido de juros de mora de 1% ao mês, a partir da citação recurso parcialmente provido. Apelação com revisão nº 1006680-82.2014.8.26.0037

  • Sobre o autorDIREITO CONDOMINIAL - DIREITO IMOBILIÁRIO - DIREITO TRABALHISTA EMPRESARIAL
  • Publicações4
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações429
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-que-oferece-mesmo-que-gratuitamente-estacionamento-para-clientes-e-ou-funcionarios-fica-responsavel-pela-guarda-do-veiculo/246107921

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)